8.10.2009

Mensagem aos fãs de Visual Kei~

Essa é uma carta pessoal minha, Nathan Reaven, presidente da HearJapan, para as dezenas de milhares de fãs de visual kei no mundo. Essa é a primeira vez que me dirijo aos fãs com relação a algo pessoal, mas eu estou fazendo isso agora porque sinto que o assunto que irei descrever mais tarde é muito importante e não pode ser ignorado. Eu tive originalmente, há 5 anos atrás, o sonho de iniciar HearJapan porque, como uma fã de musica Japonesa, era incrivelmente frustrante para mim conseguir música Japonesa (especialmente naquela época) Eu queria corrigir a situação e tornar fácil tomar posse de música Japonesa, não importava onde você estava no mundo, e estudei como uma louca e comecei uma jornada de 5 anos para fazer HearJapan. Eu achei que estava diante de uma brilhante idéia, porque a base de fás de música Japonesa estava crescendo rapidamente e bandas estavam finalmente começando a atingir países estrangeiros e a conectar-se com seus fãs. Essa tendência era particularmente forte com visual kei, então eu decidi criar uma loja que focasse em visual kei. Imaginem minha surpresa quando todos os outros gênero nas ofertas iniciais das lojas estavam vendendo mais que visual kei em margens de 5 para 1. Eu me perguntei porque havia dezenas de milhares de fãs de uma banda em particular fora do Japão e a banda vendia apenas alguns albums. Enquanto isso, outros artistas em nosso site vendiam dezenas de cópias mesmo que eu não conseguisse achar uma base de fãs substancial para essas bandas em particular na Internet.

Eventualmente, eu descobri que o único modo de vender música visual kei era através de um forte empurrão antes do lançamento e na própria data de lançamento. Após a data de lançamento a música simplesmente não vende mais, em absoluto. A razão para isso é simples e sem dúvida uploads que não tem a permissão das bandas, selo ou qualquer um que investiu tempo e dinheiro na música em si. A razão pela qual é impossível vender visual kei após a data inicial de lançamento é que há muitos usuários na internet que se orgulham e gostam de oferecer a outros fãs de visual kei a música para download de graça e, mais importante, sem a permissão de seus donos (artistas, managers dos artistas, donos do selo, sociedade de copyright, fotógrafos, etc).

Não é apenas downloads da HearJapan que são afetados. Eu também já vi a data de exportação do CD de algumas bandas de visual kei e, infelizmente, elas seguem o mesmo padrão deprimente. Essa carta não é sobre as perdas que a HearJapan sofreu, porque outros gêneros de música compensam por isso. Nessa carta eu quero explicar as consequências que isso traz não somente aos artistas em si, mas o resultado final que você, fã, terá em mãos.

Eu falei com muitas bandas de visual kei e selos (muitos dos quais não estão em HearJapan) e todos eles me disseram a mesma coisa. Eles estavam tão esperançosos por causa de todos os fãs estrangeiros visitando seu website ou página do MySpace , mas quando eles tentavam fornercer sua música para esses fãs sofriam de grandes perdas. Para fornecer um claro exemplo nessa carta eu vou usar como exemplo XodiacK, cujo primeiro single foi lançado pela Hear Japan no dia primeiro de Janeiro deste ano.

Primeiro, vou lhes dar algumas informações. Quando a banda estava se formando, vieram até mim porque queriam tentar uma nova abordagem. Ao invés de se focarem apenas em tocar em casas de show no Japão e lentamente construir um público de fãs leais, eles queriam primeiramente se focar fora do Japão ainda tocando no Japão. Eles estavam realmente interessados em lançar sua música para fãs fora do Japão e fazer turnês internacionais. Eu achei que isso era ótimo, sendo o contrário de 99% das bandas que encontro. O lado de fora do Japão é normalmente intimidador e é simplesmente algo que eles não entendem. Para piorar as coisas, de suas várias conexões com a industrial musical Japonesa, eles nunca haviam ouvido falar de uma tentativa que não tenha acabado falindo alguém.

Como um modo de conseguir fãs, eu sugeri que eles oferecessem sua primeira música livre de custos, para que não houvesse comprometimento com fãs de visual kei do mundo todo, e seria também um bom teste geral e simples. Então antes de a banda debutar oficialmente, nós lançamos seu primeiro single na HearJapan de graça para todos que quisessem fazer o download. O single foi baixado da HearJapan mais de 500 vezes e muito mais do que isso de todos os fãs que fizeram o upload em zilhões de outros sites. Como qualquer banda, é claro que houve pessoas que não gostaram, mas o feedback em geral foi esmagadoramente positivo . Durante as primeiras duas semanas quase todos os blogs ou message board (isso é um quadro de mensagens de blogs), estavam falando sobre o single, e muitos usuários disseram que não poderiam esperar pelo próximo. Antes mesmo de debutar ou de qualquer pessoa saber qualquer coisa sobre a banda, eles conseguiram mais de 500 amigos no MySpace e mais de 200 pessoas que ouviram ativamente a banda no Last.FM.

Enquanto isso a banda se preparava para debutar oficialmente. Em minha experiência pessoal ao ler sobre os efeitos de fazer download, essa é normalmente a parte que eu não ouço. Os próprios membros da banda gastaram mais de $10,000 se preparando para debutar. O que poderia custar tanto assim? Bem, ser uma banda de visual kei é o tipo mais difícil de ser. Só as roupas custam alguns milhares de dólares.
Eles tinham que alugar um espaço de ensaio para praticar muitas vezes por semana, custando 100 dólares cada vez. Eles tinham que pagar adiantado para tocar em várias casas de show no Japão. Eles tinham que alugar um estúdio e contratar um engenheiro de gravação para gravar profissionalmente as três músicas para que você, ouvinte, ficasse contente com a qualidade. Eles tiveram que fazer uma sessão de fotos e contratar um fotógrafo profissional. Para a sessão de fotos precisava de um maquiador e comprar toda a maquiagem por si próprios. Quando você precisa estar maquiado mais do que algumas vezes na semana, isso começa a custar muito dinheiro! Qualquer banda no Japão tem que pagar muito dinheiro para ser ativa, mas as bandas de visual kei tem que pagar mais, ainda mais quando seus fãs esperam um novo visual a cada lançamento.

O motivo pelo qual eu estou usando XodiacK de exemplo é porque o seu primeiro lançamento foi vendido apenas através da HearJapan. Não há espaço para dizer “Eu comprei o CD” ou as inúmeras desculpas que normalmente são dadas, mas que em muitos casos acabam não sendo verdade. Finalmente, há a irrefutável prova de que os uploads dos álbums matam as vendas. É também irrefutável dizer que ninguém sabia sobre o lançamento. Todos os amigos da banda no MySpace foram contatados, todos os ouvintes da banda no Last.FM foram contatados, posts foram feitos sobre o novo lançamento e a banda em si na maioria dos blogs mais populares relacionados a visual kei, websites e message boards. O preço também era incrivelmente barato, e vinha com mais de 100Mb de material bônus para agradar os fãs. O que aconteceu?
Nas primeiras horas de lançamento, o número de vendas podia ser contado e ambas as mãos. Então havia mais duas vendas, e então pararam completamente. De todas as respostas de dúzias de message boards e blogs, havia pelo menos cem pessoas dizendo como era ótimo e maravilhoso. Eu chequei a sessão “ouvindo agora” na página do XodiacK no Last.FM (que lista dez usuários que haviam ouvido uma banda em particular recentemente). Todos os 10 usuários haviam ouvido XodiacK na última hora, e a cada vez que eu checava havia ouvintes diferentes. Isso significa que em uma determinada hora havia mais pessoas ouvindo o lançamento só naquele site do que as que haviam comprado no total. Não importava qual site eu visitasse, havia mais pessoas falando sobre como era ótimo e que eles haviam comprado o lançamento (apesar do número exceder o total de compras). Portanto, não pode ser dito que não havia interesse, que a banda era ruim ou que a notícia não havia se espalhado.

O razão pela qual as vendas não foram boas teve um simples motivo. Um ou mais usuários fizeram o upload do lançamento em sites de hospedagem e todo o resto fez o download dali. Bastaram apenas algumas horas para matar qualquer chance que a banda tinha de vender uma quantidade decente de música para compensar parcialmente todo o dinheiro que haviam gasto tentando agradar os fãs. No total, eu achei o lançamento hospedado em 9 sites, e provavelmente foi hospedado em muitos outros também. A partir dali todo o resto das pessoas fizeram o download achando que não tinham feito nada errado. Já que as vendas tinham parado completamente, nós decidimos, como um experimento, tirar todos os links de download. O que aconteceu? As vendas começaram de novo brevemente, para depois parar, uma vez que os arquivos foram re-hospedados. Quem se ferra? Eu estou bem. Eu perdi ao traduzir toda a informação da banda corretamente, horas codificando, classificando, promovendo, e numerosas ligações com a banda para ter certeza de que estava tudo correndo bem e do modo certinho que a banda queria? Sim. Mas minha perda é insubstancial comparada com a perda que acometeu a banda. Você iria querer continuar fazendo alguma coisa se você coloca toda sua energia, tempo e dinheiro em algo e todo mundo te diz que você é ótimo e maravilhoso, mas no final ferram com você. Eu com certeza não gostaria.




Esse não é o caso apenas da XodiacK, mas de todas as bandas de Visual Kei. Meu trabalho é ir para diferentes artistas e selos e consegui-los para o site. Então eu converso com um grande número de artistas e selos semanalmente. Eu também falo regularmente com promotores de shows e selos de música visual kei em outros países. Eu tenho um grande cenário do que está acontecendo em todo o terreno profissional e todos me dizem exatamente a mesma coisa. Não importava se a pessoa era o manager da banda, o artista, o promotor, etc. Essa era a resposta comum: “Para a banda em que eu trabalhei, nós tentamos levá-la para outros países, mas ninguém pagava pela música... nós perdemos muito dinheiro”. Eu ouvi muitas vezes de líderes de banda, “Nossa base de ouvintes continuava expandindo e expandindo. Nossas vendas nunca expandiram. Quando eu checava minha página no MySpace eu era bombardeado com mensagens dizendo quão ótimo era nosso novo lançamento e eu sempre imagino porque vocês não copraram, então?”. Por que você acha que quando as bandas vão para o estrangeiro você tem que comprar o CD ou pagar uma quantidade absurda para conseguir um autógrafo da banda ou uma foto com eles? Na perspectiva de um manager de bandas, “o único modo de vender cópias do nosso CD era coagir os fãs a comprarem. Eu não acreditava. Não se ouve isso no Japão e é um stress adicional para a banda que já está estressada ao se preparar para isso por um longo tempo.” Também, por que 90% das bandas só tocam em convenções de anime? Porque se vendessem um ingresso ao preço de 10 dólares, e mesmo que esgotassem o local, eles não compensariam o custo da passagem aérea e as despesas da turnê. Se aumentassem o preço, os fãs diriam que eles estão tentando explorá-los e não iriam. Convenções de anime tipicamente pagam uma parte da passagem aérea e quartos de hotéis para as bandas virem tocar. Por alguma razão, pagar 40 dólares por uma convenção e mais outros 30 por um assento próximo está ok, mas pagar diretamente para a banda é extorsão. Por que a maioria das bandas que vêm uma vez não voltam por muitos anos? É simples, se você perde muito dinheiro indo para o estrangeiro, e se quer ir de novo para o estrangeiro, você tem que conseguir muito dinheiro dos fãs japoneses para ir de novo. Como mencionado anteriormente, mesmo manter uma das bandas mais básicas de viusal kei vai custar muito dinheiro. A não ser que a banda faça extraordinariamente bem no Japão, as chances são de que não vão voltar por um longo tempo, e a venda dos álbums no estrangeiro não estão ajudando nesse esforço, tampouco.

A longo prazo, todo mundo perde. É claro que há bandas que vem frequentemente, mas isso só significa que alguem tem bolsos fundos ou que encontraram um jeito de alcançar fãs que não são fãs de visual kei. Eu sei que a maior parte da música visual kei é incrivelmente difícil de se encontrar um lugar para comprar e é igualmente caro. Mas quando uma banda faz um esforço para se conectar com vocês, os fãs, através da HearJapan, uma lançadora local, uma turnê internacional, etc, você precisa mostrar seu apoio com sua carteira, do contrário sua voz nunca será ouvida.

Esse tópico ocasionalmente aparece em message boards. Eu ouço uma superabundância de desculpas de que isso não é um problema. Um exemplo muito citado é de que é muito caro. 428 yen era muito caro? HearJapan cortou os custos ao comprar música Japonesa pela metade, enquanto mantinha artistas e selos felizes. Enquanto algumas pessoas podem não querer pagar por mp3s, o preço é acessível e nós tentamos adicionar bonus extras. Há também lançamentos locais que têm o mesmo preço de qualquer outro CD que também não vendem. Outro motivo que eu também ouço frequentemente é que demora muito para chegar. Eu sei que é um problema com sites de importação e muitos lançamentos locais no passado, mas HearJapan vende tudo à meia noite da data de lançamento no Japão e o download só leva alguns minutos. Eu não vejo um motivo pelo qual isso dissuadiria as pessoas de comprarem o novo lançamento de XodiacK. Outra desculpa muito usada é, “Dir En Grey acha que não tem problema e agora são incrivelmente bem sucedidos.” O motivo pelo qual eles são bem sucedidos é porque eles não contaram com fãs estrangeiros para apóia-los. Ao invés disso, tentaram atingir o consumidor de música padrão que não tem idéia do que é visual kei e não sabe que é muito fácil fazer o download de graça.

Entretanto, a maior desculpa que eu ouço de que isso não é um problema, é “Eu estou apresentando a banda para mais e mais fãs. Eu estou ajudando a banda ao criar mais amigos.” Isso é meramente meia verdade. Todos os downloads que eu vejo sendo passados por aí são de fãs de jrock para fãs de jrock. Eu tenho certeza do porquê as pessoas tentam converter os não convertidos, mas mandar de fãs de jrock para fãs de jrock NÃO ajuda a banda de forma alguma. Nenhum fã novo está sendo criado. A única coisa que está acontecendo é que você está matando qualquer chance que a banda tem de ver algum dinheiro pelo álbum que trabalharam muito duro para fazer, porque todo fã existente da banda pode conseguir de graça, e consegue. Não há nenhuma razão em absoluto para espalhar o lançamento de uma banda que já tem mais de 10.000 fãs fora do Japão. Eu estou muito ciente do fato de que a base de fãs aumentou devido a esses downloads. Mas eu também estou ciente do fato de que as vendas dos albums não estão crescendo de modo algum. Se você quer apresentar alguém à uma banda da qual eles nunca ouviram antes, apenas mande uma música ou um link para um clipe no Youtube. Apenas não mate imediatamente qualquer chance que o artista tem logo de cara.

PS – Este post não é endereçado para os usurários que compraram esse lançamento legalmente e não o hospedaram em lugares públicos. Seu apoio é imensamente agradecido.


.

Marcadores: ,